Substitutos de Leite para Cozer e Cozinhar

Westend61 / Getty Images 

Se você está fazendo uma receita que pede leite e sua geladeira está vazia, ou você está cozinhando para alguém que é intolerante à lactose ou vegan, você precisa encontrar um bom substituto para o artigo genuíno. Você tem toneladas de opções. Não importa quais ingredientes você use, todo o processo leva alguns minutos.

Ingredientes

Você precisará de alternativas ao leite, como amêndoa, soja, arroz e aveia; iogurte; leite em pó; leite evaporado; leite condensado; ou creme azedo para fazer um substituto do leite de várias maneiras.

Preparação

Sua melhor aposta é substituir o leite por outro laticínio. O leite evaporado é um excelente substituto. Basta abrir uma lata e misturá-la em uma proporção de 50 a 50 com água. Em seguida, substitua a medida de leite por medida. Se você estiver fazendo uma sobremesa, o leite condensado pode ser usado da mesma maneira. No entanto, talvez você precise discar o açúcar na receita para compensar a doçura do leite.

Iogurte natural ou creme de leite também pode ser usado como substituto do leite. Se você está fazendo um bolo ou outro bem assado, use uma quantidade igual de iogurte ou creme de leite para a quantidade de leite que a receita exige. O iogurte grego também pode ser usado para essa finalidade, mas você precisará diluí-lo primeiro com água.

Iogurte de baunilha pode ser usado em pratos doces, mas não funciona bem em salgados. Ele irá, naturalmente, adicionar um sabor de baunilha à receita. Certifique-se de considerar se isso funcionará bem com a receita. Outra opção sólida é usar leite em pó. Basta reconstituí-lo seguindo as instruções na caixa para criar o máximo que sua receita exige.

Em alguns casos, a água também pode ser usada como substituto do leite, mas você deve esperar algumas mudanças no sabor e textura da receita que está fazendo. Pratos cozinhados não serão tão cremosos, e pratos assados ​​podem não subir tão bem quanto deveriam. Se você decidir usar água, considere adicionar uma colher de sopa de manteiga junto com cada xícara de água. Isso colocará de volta um pouco da gordura que o leite teria contribuído para a receita.

Substitutos do Leite para Panquecas

Qualquer um dos substitutos acima irá funcionar se você estiver fazendo panquecas . Se você decidir usar iogurte natural ou creme de leite, considere diluí-lo com um pouco de água para chegar a uma consistência mais próxima do leite. Usar água no lugar do leite também funcionará, mas suas panquecas não terão muito sabor. Você pode adicionar bagas ou extrato de baunilha para compensar a perda de sabor.

Substitutos de Leite para Macarrão e Queijo

O iogurte natural ou o creme azedo funcionam de forma brilhante como um substituto para o leite em receitas de macarrão com queijo e resulta em um prato mais cremoso e tangente. Adicione apenas o suficiente iogurte ou creme de leite para reunir todos os ingredientes.

Substitutos do Leite Livres de Leite

Se você precisar ou preferir cortar leite de sua dieta, substitua o leite que você pediu em sua receita por uma quantidade igual de suas alternativas favoritas de leite, como soja, amêndoa, arroz, aveia ou caju. Para obter bons resultados, é importante pensar em como o sabor do leite que você escolheu funcionará com os outros sabores de sua receita.

Para pratos assados ​​e cozidos, geralmente é melhor ficar com leite sem sabor, como leite de amêndoa simples, em vez de leite de amêndoa de baunilha. Estes irão alterar a sua receita pelo menos. Como as alternativas de leite sem sabor ainda têm seu sabor distinto, algumas funcionam melhor que outras.

Muitas pessoas acham que o leite de arroz é o sabor mais próximo do leite de vaca. No entanto, está longe de ser a única escolha. Ao tentar decidir qual alternativa de leite funcionará melhor para sua receita, aqui estão algumas coisas a considerar:

  • Leite de amêndoa tem um sabor distinto que tende a funcionar melhor em pratos doces.
  • O leite de arroz é mais fino que o leite de vaca, por isso não lhe dará aquela textura cremosa que muitos pratos salgados buscam. O leite de soja é mais espesso e pode suportar o alto calor necessário para fazer molhos e cozidos.
  • Se você está assando algo que exige leite e ácido, como limão ou vinagre , uma alternativa com alto teor de proteína funcionará melhor. Aquela combinação de proteína e ácido está sendo usada para fermentar a receita. Soja, aveia e leite de cânhamo são todas opções de alta proteína, embora você possa achar que o cânhamo é muito forte.
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