Como ficar em forma

O que posso fazer para ficar mais em forma?

Qualquer tipo de atividade física regular pode melhorar sua forma física e sua saúde. O mais importante é que você continue andando!

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O exercício deve ser uma parte regular do seu dia, como escovar os dentes, comer e dormir. Pode ser na aula de ginástica, ingressando em uma equipe esportiva ou se exercitando por conta própria. Lembre-se das seguintes dicas:

  • Mantenha-se positivo e divirta-se . Uma boa atitude mental é importante. Encontre uma atividade que você ache divertida. É mais provável que você continue com isso se escolher algo de que gosta. Muitas pessoas acham que é mais divertido se exercitar com outra pessoa; portanto, veja se consegue encontrar um amigo ou membro da família para ser ativo com você.
  • Dê um passo de cada vez . Pequenas mudanças podem resultar em melhor condicionamento físico. Por exemplo, caminhe ou ande de bicicleta para a escola ou para a casa de um amigo em vez de pegar uma carona. Suba ou desça do ônibus a vários quarteirões de distância e caminhe pelo resto do caminho. Use as escadas em vez de pegar o elevador ou a escada rolante.
  • Faça seu coração disparar . Qualquer que seja a sua escolha, inclua atividade aeróbica que o faça respirar com mais força e aumente a frequência cardíaca. Este é o melhor tipo de exercício, pois aumenta o seu nível de condicionamento físico e faz o coração e os pulmões funcionarem melhor. Também queima gordura corporal. Exemplos de atividades aeróbicas são basquete, corrida ou natação.
  • Não se esqueça de se aquecer com alguns exercícios fáceis ou alongamentos leves antes de fazer qualquer atividade física. Isso aquece os músculos e pode ajudar a proteger contra lesões. O alongamento também torna seus músculos e articulações mais flexíveis. Também é importante alongar-se após o exercício para esfriar os músculos.

Seu objetivo deve ser fazer algum tipo de exercício todos os dias . É melhor fazer algum tipo de atividade aeróbica sem parar por pelo menos 20 a 30 minutos de cada vez. Faça a atividade o mais rápido possível, mas não se exercite ao ponto da dor.

Um estilo de vida saudável

Além do exercício, fazer apenas algumas outras mudanças em sua vida pode ajudar a mantê-lo saudável, como

  • Assista menos TV ou gaste menos tempo jogando computador ou videogame. (Use esse tempo para se exercitar!) Ou exercite-se enquanto assiste à TV (por exemplo, sente-se no chão e faça abdominais e alongamentos; use pesos de mão; ou use uma bicicleta ergométrica, esteira ou trepadeira).
  • Coma 3 refeições saudáveis ​​por dia, incluindo pelo menos 4 porções de frutas, 5 porções de vegetais e 4 porções de produtos lácteos.
  • Certifique-se de beber bastante líquido antes, durante e depois de qualquer exercício (a água é melhor, mas bebidas esportivas com sabor podem ser usadas se elas não contiverem muito açúcar). Isso ajudará a substituir o que você perde quando transpira.
  • Pare de beber ou beba menos refrigerantes regulares.
  • Coma menos junk food e fast food. (Eles geralmente estão cheios de gordura, colesterol, sal e açúcar.)
  • Durma de 9 a 10 horas todas as noites.
  • Não fume, não beba álcool ou use drogas.

Ultima atualização
02/03/2012
Fonte
Fique em forma, mantenha-se saudável (Copyright © 2006 Academia Americana de Pediatria, Atualizado em 3/2006)
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