9 benefícios da coenzima Q10 (CoQ10)

A coenzima Q10, também conhecida como CoQ10, é um composto que ajuda a gerar energia nas células.

Seu corpo produz CoQ10 naturalmente, mas sua produção tende a diminuir com a idade. Felizmente, você também pode obter CoQ10 através de suplementos ou alimentos.

Condições de saúde como doenças cardíacas, distúrbios cerebrais, diabetes e câncer têm sido associadas a baixos níveis de CoQ10 ( 1 ).

Não está claro se os baixos níveis de CoQ10 causam essas doenças ou são um resultado deles.

Uma coisa é certa: muitas pesquisas revelaram a ampla gama de benefícios para a saúde da CoQ10.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a CoQ10.

O que é a CoQ10?

CoQ10 é um composto feito pelo seu corpo e armazenado nas mitocôndrias das células ( 2 ).

As mitocôndrias são responsáveis ​​pela produção de energia. Eles também protegem as células de danos oxidativos e bactérias causadoras de doenças ou vírus ( 3 ).

A produção de CoQ10 diminui à medida que envelhece. Assim, os idosos parecem ser deficientes neste composto.

Algumas outras causas de deficiência de CoQ10 incluem ( 2 , 4 ):

  • Deficiências nutricionais, como deficiência de vitamina B6
  • Defeitos genéticos na síntese ou utilização de CoQ10
  • Necessidades aumentadas pelos tecidos como consequência da doença
  • Doenças mitocondriais
  • Estresse oxidativo devido ao envelhecimento
  • Efeitos colaterais dos tratamentos com estatinas

A pesquisa mostrou que CoQ10 desempenha vários papéis importantes em seu corpo.

Uma de suas principais funções é ajudar a gerar energia em suas células. Está envolvida na produção de trifosfato de adenosina (ATP), que está envolvido na transferência de energia dentro das células ( 2 ).

Seu outro papel crucial é servir como antioxidante e proteger as células dos danos oxidativos ( 2 , 5 ).

Quantidades excessivas de radicais livres levam a danos oxidativos, que podem interferir no funcionamento normal das células. Isso é conhecido por causar muitas condições de saúde ( 6).

Dado que o ATP é usado para realizar todas as funções do corpo e o dano oxidativo é destrutivo para as células, não é surpreendente que algumas doenças crônicas tenham sido associadas a baixos níveis de CoQ10 ( 5 ).

CoQ10 está presente em todas as células do seu corpo. No entanto, as maiores concentrações são encontradas em órgãos com maiores demandas energéticas, como coração, rins, pulmões e fígado ( 7 ).

A seguir, uma lista dos 9 principais benefícios da CoQ10.

1. Pode ajudar a tratar a insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é freqüentemente uma consequência de outras condições cardíacas, como doença arterial coronariana ou hipertensão arterial ( 8 ).

Essas condições podem levar ao aumento do dano oxidativo e à inflamação das veias e artérias ( 8 , 9 ).

A insuficiência cardíaca ocorre quando esses problemas afetam o coração, a ponto de ser incapaz de contrair, relaxar ou bombear sangue regularmente através do corpo ( 8 ).

Para piorar, alguns tratamentos para insuficiência cardíaca têm efeitos colaterais indesejáveis, como pressão arterial baixa, enquanto outros podem reduzir ainda mais os níveis de CoQ10 ( 10 ).

Em um estudo com 420 pessoas com insuficiência cardíaca, o tratamento com CoQ10 por dois anos melhorou seus sintomas e reduziu o risco de morrer de problemas cardíacos ( 11 ).

Além disso, outro estudo tratou 641 pessoas com CoQ10 ou placebo durante um ano. Ao final do estudo, os pacientes do grupo CoQ10 foram hospitalizados com menos frequência por agravamento da insuficiência cardíaca e tiveram menos complicações graves ( 12 ).

Parece que o tratamento com CoQ10 pode ajudar a restaurar níveis ótimos de produção de energia, reduzir o dano oxidativo e melhorar a função cardíaca, e todos eles podem ajudar no tratamento da insuficiência cardíaca ( 8 ).

RESUMO: ACoQ10 parece ajudar a tratar a insuficiência cardíaca, melhorando a função cardíaca, aumentando a produção de ATP e limitando o dano oxidativo.

2. Poderia ajudar com a fertilidade

A fertilidade feminina diminui com a idade devido a um declínio no número e na qualidade dos ovos disponíveis.

A CoQ10 está diretamente envolvida nesse processo. À medida que envelhece, a produção de CoQ10 diminui, tornando o corpo menos eficaz na proteção dos ovos contra danos oxidativos ( 13 ).

A suplementação com CoQ10 parece ajudar e pode até mesmo reverter esse declínio relacionado à idade na qualidade e quantidade dos ovos.

Da mesma forma, o esperma masculino é suscetível aos efeitos do dano oxidativo, o que pode resultar em redução da contagem de espermatozóides, baixa qualidade espermática e infertilidade ( 14 , 15 ).

Vários estudos concluíram que a suplementação com CoQ10 pode melhorar a qualidade, atividade e concentração espermática, aumentando a proteção antioxidante ( 15 , 16 ).

RESUMO:As propriedades antioxidantes da CoQ10 podem ajudar a melhorar a qualidade do esperma e reduzir o declínio no número e na qualidade dos ovos nas mulheres.

3. Pode ajudar a manter sua pele jovem

Sua pele é o maior órgão do corpo e está amplamente exposta a agentes nocivos que contribuem para o envelhecimento.

Esses agentes podem ser internos ou externos. Alguns fatores internos danosos incluem danos celulares e desequilíbrios hormonais. Fatores externos incluem agentes ambientais, como raios UV ( 17 ).

Elementos nocivos podem levar à redução da umidade da pele e proteção contra agressores ambientais, bem como o afinamento das camadas da pele ( 17 , 18 ).

A aplicação de CoQ10 diretamente na pele pode reduzir os danos causados ​​por agentes internos e externos, aumentando a produção de energia nas células da pele e promovendo a proteção antioxidante ( 19 ).

De fato, a CoQ10 aplicada diretamente na pele demonstrou reduzir o dano oxidativo causado pelos raios UV e até mesmo diminuir a profundidade das rugas ( 20 ).

Por fim, pessoas com baixos níveis de CoQ10 parecem ser mais propensas a desenvolver câncer de pele ( 21 ).

RESUMO:Quando aplicada diretamente na pele, a CoQ10 pode reduzir os danos causados ​​pelo sol e aumentar a proteção antioxidante. A suplementação com CoQ10 também pode ajudar a diminuir o risco de câncer de pele.

A função mitocondrial anormal pode levar a um aumento da absorção de cálcio pelas células, à produção excessiva de radicais livres e à diminuição da proteção antioxidante. Isso pode resultar em baixa energia nas células cerebrais e até mesmo em enxaquecas ( 22 ).

Como a CoQ10 vive principalmente nas mitocôndrias das células, foi demonstrado que ela melhora a função mitocondrial e ajuda a diminuir a inflamação que pode ocorrer durante a enxaqueca ( 23 ).

De fato, um estudo mostrou que a suplementação com CoQ10 foi três vezes mais provável do que um placebo para reduzir o número de enxaquecas em 42 pessoas ( 24 ).

Além disso, a deficiência de CoQ10 tem sido observada em pessoas que sofrem de enxaqueca.

Um estudo maior mostrou que 1.550 pessoas com baixos níveis de CoQ10 tiveram menos e menos dores de cabeça graves após o tratamento com CoQ10 ( 25 ).

Além disso, parece que a CoQ10 não apenas ajuda a tratar a enxaqueca, mas também pode preveni-la ( 26 ).

RESUMO: Asuplementação com CoQ10 parece ajudar a prevenir e tratar a enxaqueca, pois aumenta a função mitocondrial e reduz a inflamação.

5. Poderia ajudar com o desempenho do exercício

O estresse oxidativo pode afetar a função muscular e, portanto, o desempenho no exercício ( 27 ).

Da mesma forma, a função mitocondrial anormal pode reduzir a energia muscular, dificultando a contração eficiente dos músculos e a manutenção do exercício ( 28 , 29 ).

A CoQ10 pode ajudar no desempenho do exercício diminuindo o estresse oxidativo nas células e melhorando as funções mitocondriais ( 30 ).

De fato, um estudo investigou os efeitos da CoQ10 na atividade física. Aqueles que suplementaram com 1.200 mg de CoQ10 por dia durante 60 dias apresentaram diminuição do estresse oxidativo ( 31 ).

Além disso, a suplementação com CoQ10 pode ajudar a aumentar a potência durante o exercício e reduzir a fadiga, ambos os quais podem melhorar o desempenho no exercício ( 32 , 33 , 34 ).

RESUMO:O desempenho no exercício pode ser afetado pelo estresse oxidativo e pela disfunção mitocondrial. A CoQ10 pode ajudar a reduzir o dano oxidativo, promover a capacidade de exercício e diminuir a fadiga.

6. Poderia Ajudar Com Diabetes

O estresse oxidativo pode induzir dano celular. Isso pode resultar em doenças metabólicas, como diabetes ( 35 ).

A função mitocondrial anormal também tem sido associada à resistência à insulina ( 35 ).

A CoQ10 demonstrou melhorar a sensibilidade à insulina e regular os níveis de açúcar no sangue ( 36 ).

A suplementação com CoQ10 também pode ajudar a aumentar as concentrações de CoQ10 no sangue em até três vezes em pessoas com diabetes que geralmente apresentam níveis baixos desse composto ( 37 , 38 ).

Além disso, um estudo teve pessoas com diabetes tipo 2 suplementar com CoQ10 por 12 semanas. Isso reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue em jejum e a hemoglobina A1C, que é a média dos níveis de açúcar no sangue nos últimos dois a três meses ( 39 ).

Por fim, a CoQ10 pode ajudar a prevenir o diabetes, estimulando a quebra das gorduras e reduzindo o acúmulo de células de gordura que podem levar à obesidade ou ao diabetes tipo 2 ( 40 ).

RESUMO: Asuplementação com CoQ10 pode ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina e melhorar os níveis de açúcar no sangue.

7. Pode desempenhar um papel na prevenção do câncer

O estresse oxidativo é conhecido por causar danos às células e afetar sua função ( 41 ).

Se o seu corpo for incapaz de combater eficazmente os danos oxidativos, a estrutura de suas células pode ficar danificada, possivelmente aumentando o risco de câncer ( 41 , 42 ).

A CoQ10 pode proteger as células do estresse oxidativo e promover a produção de energia celular, promovendo sua saúde e sobrevivência ( 42 , 43 ).

Curiosamente, pacientes com câncer foram mostrados para ter níveis mais baixos de CoQ10.

Baixos níveis de CoQ10 têm sido associados a um risco até 53,3% maior de câncer e indicam um mau prognóstico para vários tipos de câncer ( 43 , 44 , 45 ).

Além disso, um estudo também sugeriu que a suplementação com CoQ10 pode ajudar a reduzir a chance de recidiva do câncer ( 46 ).

RESUMO: ACoQ10 desempenha um papel crítico na proteção do DNA celular e na sobrevivência celular, os quais estão fortemente ligados à prevenção e recorrência do câncer.

8. É bom para o cérebro

As mitocôndrias são os principais geradores de energia das células cerebrais.

A função mitocondrial tende a diminuir com a idade. A disfunção mitocondrial total pode levar à morte de células cerebrais e doenças como Alzheimer e Parkinson ( 47 ).

Infelizmente, o cérebro é muito suscetível a danos oxidativos devido ao seu alto teor de ácidos graxos e sua alta demanda por oxigênio.

Esse dano oxidativo aumenta a produção de compostos prejudiciais que podem afetar a memória, a cognição e as funções físicas ( 48 , 49 ).

CoQ10 pode reduzir estes compostos prejudiciais, possivelmente retardando a progressão da doença de Alzheimer e Parkinson ( 50 , 51 ).

RESUMO: ACoQ10 demonstrou proteger as células cerebrais dos danos oxidativos e reduzir a ação de compostos nocivos que podem levar a doenças cerebrais.

9. CoQ10 poderia proteger os pulmões

De todos os seus órgãos, seus pulmões têm mais contato com o oxigênio. Isso os torna muito suscetíveis a danos oxidativos.

O aumento do dano oxidativo nos pulmões e a pobre proteção antioxidante, incluindo baixos níveis de CoQ10, podem resultar em doenças pulmonares como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ( 52 ).

Além disso, tem sido demonstrado que pessoas que sofrem dessas condições apresentam níveis mais baixos de CoQ10 ( 53 , 54 ).

Um estudo demonstrou que a suplementação com CoQ10 reduziu a inflamação em indivíduos que tinham asma, bem como a necessidade de medicamentos esteróides para tratá-la ( 55 ).

Outro estudo mostrou melhorias no desempenho do exercício naqueles que sofrem de DPOC. Isso foi observado através de melhor oxigenação tecidual e freqüência cardíaca após a suplementação com CoQ10 ( 56 ).

RESUMO:CoQ10 pode reduzir o dano oxidativo e inflamação que resulta em doenças dos pulmões.

Dosagem e efeitos colaterais

CoQ10 vem em duas formas diferentes - ubiquinol e ubiquinona.

O ubiquinol representa 90% da CoQ10 no sangue e é a forma mais absorvível. Assim, recomenda-se escolher suplementos contendo a forma de ubiquinol ( 57 , 58 ).

Se você quiser comprar um suplemento de CoQ10 contendo a forma de ubiquinol, então há uma excelente seleção na Amazon .

A dose padrão de CoQ10 varia de 90 mg a 200 mg por dia. Doses até 500 mg parecem bem toleradas e vários estudos utilizaram doses ainda mais elevadas, sem quaisquer efeitos secundários graves ( 59 ), ( 60 ), ( 61 ).

Porque CoQ10 é um composto solúvel em gordura, a sua absorção é lenta e limitada. No entanto, tomar suplementos de CoQ10 com alimentos pode ajudar seu corpo a absorver até três vezes mais rápido do que ingerir alimentos ( 2 , 62 ).

Além disso, alguns produtos oferecem uma forma solubilizada de CoQ10, ou uma combinação de CoQ10 e óleos, para melhorar sua absorção ( 63 , 64 , 65 ).

Seu corpo não armazena CoQ10. Portanto, seu uso continuado é recomendado para ver seus benefícios ( 58 , 66 ).

A suplementação com CoQ10 parece ser bem tolerada por humanos e tem baixa toxicidade ( 58 ).

De fato, os participantes de alguns estudos não mostraram efeitos colaterais importantes tomando doses diárias de 1.200 mg por 16 meses ( 51 ).

No entanto, se aparecerem efeitos colaterais, recomenda-se dividir a dose diária em duas a três doses menores.

RESUMO:Como a CoQ10 é solúvel em gordura, recomenda-se tomá-la com alimentos ou usar produtos que a combinam com óleos para melhorar sua absorção. A suplementação com CoQ10 parece ser bem tolerada pelos indivíduos e tem baixa toxicidade.

Alimentos fontes de CoQ10

Enquanto você pode facilmente consumir CoQ10 como um suplemento, ele também pode ser encontrado em alguns alimentos.

Parece que CoQ10 é similarmente absorvido em forma de cápsula ou através de alimentos ( 67).

Os seguintes alimentos contêm CoQ10:

  • Carnes orgânicas: coração, fígado e rim
  • Algumas carnes musculares: carne de porco, carne e frango
  • Peixe gordo: truta, arenque, cavala e sardinha
  • Legumes: espinafre, couve-flor e brócolis
  • Fruta: laranjas e morangos
  • Legumes: Soja, lentilha e amendoim
  • Nozes e sementes: Sementes de gergelim e pistachios
  • Óleos: Óleo de soja e canola

RESUMO: ACoQ10 é encontrada em alguns alimentos, especialmente em carnes de órgãos. Além disso, parece que é igualmente bem absorvido através de alimentos, como é através de suplementos.

CoQ10 é um composto de vitamina solúvel em gordura que parece ter muitos benefícios para a saúde.

Está envolvida na produção de energia celular e serve como antioxidante.

Essas propriedades ajudam na preservação das células e na prevenção e tratamento de algumas doenças crônicas.

CoQ10 foi mostrado para ajudar a melhorar a saúde do coração e regulação de açúcar no sangue, auxiliar na prevenção e tratamento do câncer e reduzir a freqüência de enxaquecas.

Também pode reduzir o dano oxidativo que leva à fadiga muscular, danos na pele e doenças cerebrais e pulmonares.

A CoQ10 pode ser encontrada como um suplemento que parece ser bem tolerado. Além disso, é encontrado em alguns alimentos, como órgãos animais, legumes e leguminosas.

Como a produção de CoQ10 diminui com a idade, adultos de todas as idades poderiam se beneficiar de mais deles.

Se você consome mais alimentos com alto teor de CoQ10 ou toma suplementos, a CoQ10 pode beneficiar sua saúde.

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